Descubra como a visualização de dados pode ajudar na cultura orientada a dados (data driven)

Atualizado: Mar 3

Torne seus dados úteis e viáveis!


A frase acima faz menção ao fato de que, dados brutos por si só não são suficientes para apoiar decisões. Estes precisam ser trabalhados, inseridos em um contexto e apresentados por meio da visualização de dados (data visualization) da forma mais simples e clara possível.


Sabemos que a coleta de dados é massiva e pode ser feita através de diversas fontes, mas o que realmente importa é o tratamento dos dados e o direcionamento destes para se tornarem informações relevantes. Para isso, profissionais do design devem levar em conta a experiência do usuário e customizar a visualização segundo a relevância do conteúdo, já que sãos responsáveis por transformar dados brutos na informação final para quem irá interpretá-los.


Por exemplo, o CEO de uma organização não precisa ter em sua tela principal os dashboards detalhados da área financeira, este profissional precisa de um panorama geral da organização, embora possa vir a acessar informações mais detalhadas conforme a necessidade, tornando o drill down uma forma interessante de mostrar os dados, uma vez que poderá navegar entre as diferentes hierarquias, macro e micro da informação. Em resumo, a informação deve ser trabalhada e apresentada de maneira personalizada segundo o escopo do profissional que irá usá-la para tomar decisões precisas e valiosas para sua área.


No fim das contas quem tomará a decisão é o gestor, todavia a empresa que possui cultura orientada a dados pode contribuir em muito para que as escolhas sejam guiadas por informações relevantes e tragam resultados com maior acurácia. Para que essa cultura seja fortalecida, é imprescindível trabalhar no relacionamento e experiência das pessoas com os dados. A fim de destacar pontos positivos do uso de dados e familiarizar o gestor à cultura, destaca-se a importância de fornecer informações transparentes, completas e que exijam o mínimo de esforço possível para sua compreensão. Nesse sentido, os painéis devem seguir uma ordem lógica, clara e que promova a interatividade necessária para seu bom desempenho. Sendo assim, é importante escolher com precisão a interface que será apresentada ao usuário e a possibilidade de alternar os painéis conforme o contexto, por exemplo: um gestor que necessita acompanhar painéis em tempo real ou que tragam visões diárias, semanais ou mensais.


Com uma abordagem criativa, colaborativa e ágil, a Saphari orienta pessoas a explorarem seus dados e informações para os transformarem em estratégia e ação. Estruturamos uma nova forma de pensar e analisar informações, direcionando as pessoas para resultados.




Visite

Av. Visconde de Guarapuava, 3263,  8º andar Distrito Spark CWB | FAE Business School

Centro| Curitiba | Paraná

CEP: 80010-100

Ligue

(41) 9 9979-3613

(41) 9 9938-3116

Fale conosco

E-mail: info@saphari.com.br​

© 2020

 Saphari 

Fale com a Saphari