Por que você precisa implementar uma cultura de dados na sua empresa?


Para desenvolver novas estratégias de negócio – imprescindíveis para se destacar neste mercado competitivo em que vivemos – as organizações precisam saber lidar com grandes e diferentes fluxos de informações, internas e externas. É neste cenário em que o Business Analytics passa a ser extremamente importante. Mas, como se faz para traduzir as bases de dados em fontes de estratégias?

Como organizar uma massa tão grande de dados?

A grande virada de chave está em implementar na organização uma cultura voltada justamente para a análise de dados. Isto significa ter instituído na sua organização – e na mente dos colaboradores - uma prática de tomada de decisão que usa a análise de dados como principal fonte de informações. Ela deve estar enraizada na cultura organizacional para que todos os colaboradores, sem distinção de hierarquia ou departamento, sigam as mesmas práticas.

Mas, somente realizar a coleta de dados não torna uma empresa focada em Business Analytics. Na verdade, bases de dados isoladas acabam limitando o acesso às informações tornando as análises pouco precisas e estratégicas. A cultura de dados ensina que a empresa deve centralizar as informações para que elas sejam disseminadas de forma assertiva para toda organização.

Este processo também implica em uma estrutura adequada de coleta de dados, para que as bases sejam tratadas de um jeito preciso, extraindo delas a melhor análise possível. Assim, as organizações conseguem dados consolidados, estratégicos e disponíveis para que todos os colaboradores possam tomar as melhores decisões.

Para realizar a implementação da cultura de dados na sua organização, alguns passos devem ser seguidos: escolha uma ferramenta de BI que atenda as necessidades da sua organização; organize suas bases de dados e incentive os colaboradores a alimentá-las para garantir a precisão das analises; defina metas e monitore as performances das equipes; centralize as informações coletadas em dashboards personalizados que atendam as demandas da empresa e, por fim, interligue os dados aos objetivos do negócio.

Cultura voltada para dados somado a facilidade de acesso.

A cultura de dados é uma tendência que vem para otimizar os processos dentro das organizações, trazendo impacto não só com análises mais precisas, mas também, oferecendo uma visão holística da organização, identificando gargalos, desafios e oportunidades. É a melhor maneira de iniciar uma transformação digital na sua empresa e prepará-la para o futuro.

Visite

Av. Visconde de Guarapuava, 3263,  8º andar Distrito Spark CWB | FAE Business School

Centro| Curitiba | Paraná

CEP: 80010-100

Ligue

(41) 9 9979-3613

(41) 9 9938-3116

Fale conosco

E-mail: info@saphari.com.br​

© 2020

 Saphari 

Fale com a Saphari